Métodos científicos
Andressa Lanes Severo e Giovani Pittaluga severo_andressa@yahoo.com giovani.ph@hotmail.com
Autor: Koche, José Carlos
Capítulos 35 ao 53 do livro Fundamentos Da Metodologia Científica
Publicado em 1985
16 de abril de 2012
Os capítulos (34 ao 53) do livro Fundamentos da Metodologia Científica explica através da visão de diversos filósofos a evolução da concepção de leis ,teorias e verdades, os autores citados no capítulo são: Aristóteles, Galileu Galilei, Francis Bacon e Descartes.
O conhecimento começou primeiramente a ser explicado pelo misticismo, a religião com isso, passou a preocupar-se com as explicações da natureza. Para a igreja o universo, a natureza,o homem ,todos eram de explicações de divindades. Essas ideias, o senso comum e o silogismo de Aristóteles, eram o que davam ao homem a explicações das coisas ao seu redor naquela época XVI.
O conhecimento científico ganhou força a partir do século XVI, pois, o homem procurava respostas mais racionais,, concretas ,e mais certezas sobre o mundo ao seu redor . Galileu (VIII) defendia o método cientifico indutivo-confirmável. Seu método era experimental, pela observação dos fenômenos, suas teorias tentavam mostrar que as teorias de Aristóteles estavam erradas. O método criado por ele’’ a indução experimental’’ diz que uma lei geral a partir da observação de casos particulares. Esse método pode ser resumido em: observação ,análise, indução, verificação e generalização.
Bacon criticou a filosofia medieval e principalmente Aristóteles, para Bacon Aristóteles rompeu a filosofia natural ,por sempre mostras a conclusão antes da experiência. Para Bacon o método silogismo e de abstração não proporcionavam um conhecimento completo. Ele defende que, a experiência leva a verdade. O conhecimento cientifico em Bacon resume-se em: experimentação, formulação de hipóteses, repetir o experimento por outros pesquisadores ,repetir o experimento para testa as hipóteses ,depois de seguir todos