TCC PROJETO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DIANÓPOLIS
2014
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A contribuição do lúdico, enquanto método de ensino aprendizado, no desenvolvimento infantil.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Como o lúdico, pode contribuir para produção do conhecimento na educação infantil?
3. JUSTIFICATIVA
É através da brincadeira, que a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e assim forma sua personalidade, nas brincadeiras as crianças desenvolvem suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.
Vygotsky fala que o brinquedo ajudará a desenvolver uma diferenciação entre a ação e o significado. A criança com o seu evoluir, passa a estabelecer relação entre o brincar e a ideia que se tem dele, deixando de ser dependente dos estímulos físicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia.
O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender; na brincadeira, reside á base daquilo que, mais tarde, permitirá a criança aprendizagens mais elaboradas.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade.
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Estabelecer vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil.
Levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais considerando ás atitude de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Santos (1999) enfatiza vários pontos de vista para a importância do lúdico:
- do ponto de vista filosófico: o brincar é abordado como um mecanismo para contrapor á racionalidade. A emoção deverá estar junto a ação humana tanto quanto a razão;
- do ponto de vista sociológico: o brincar tem visto como a forma mais pura de inserção da criança na sociedade. Brincando, a criança vai assimilando crenças; costumes, regras, leis e hábitos do meio em que vive;
- do