biografia de Ohm
Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março 1789 — Munique, 6 de julho de 1854) foi um físico,matemático alemão. Irmão do matemático Martin Ohm.
Ohm veio de uma família protestante. Seu pai, Johann Wolfgang Ohm, era um serralheiro enquanto a sua mãe, Maria Elizabeth Beck, era filha de um alfaiate. Embora seus pais não tivessem sido formalmente educados, o pai de Ohm, era um homem bastante notável que se educaram a um nível elevado e foi capaz de dar a seus filhos uma educação excelente através de seus próprios ensinamentos. Ohm tinha irmãos e irmãs, todos sobreviveram, ele teria sido parte de uma família grande, mas, como eram comuns naqueles tempos, várias crianças morreram na infância. Dos sete filhos de Johann e Maria Ohm só três sobreviveu, Georg Simon, seu irmão Martin, que passou a se tornar um famoso matemático, e sua irmã Elizabeth Barbara.
Quando eles eram crianças, Georg Simon e Martin foram ensinados por seu pai, que os levou a um alto padrão em matemática, física, química e filosofia. Isso estava em contraste com a sua educação escolar. Georg Simon entrou no Ginásio Erlangen onze anos de idade, mas lá ele aprendeu pouco o modo de formação científica. Na verdade, esta parte formal da sua escolaridade, foi inspirada por textos enfatizando a aprendizagem mecânica e a interpretação. Isso contrasta fortemente com a instrução inspirada que tanto Georg Simon e Martin receberam do seu pai, que os levou a um nível em matemática que levou o professor da Universidade de Erlangen, Karl Christian Von Langsdorf, compará-los com a família Bernoulli. É importante ressaltar mais uma vez o feito notável de Johann Wolfgang Ohm, um totalmente autodidata homem, por ter sido capaz de dar a seus filhos uma educação de multa matemática e científica.
Em 1805 Ohm entrou na Universidade de Erlangen, mas tornou-se um pouco levado com vida de estudante. Ao invés de se concentrar em seus estudos ele gastava muito tempo a dançar, patinar no gelo e a jogar bilhar. Pai de