Biografia de Ohm
Biografia
Georg Simon Ohm nasceu em Erlangen, Baviera, Alemanha, no ano de 1787. Apesar de vir de uma família humilde, onde seu pai era serralheiro e sua mãe era filha de um alfaiate, ele teve um grande aprendizado em matemática, química, física e filosofia, através de seu pai, Johann Wolfgang Ohm.
No ano de 1805, Ohm ingressou na Universidade de Erlangen, mas ao invés de fixar sua atenção nos estudos, gastava tempo com lazer. Seu pai, não satisfeito com o comprometimento do filho com os estudos, fez com que Ohm deixasse a universidade, para ser enviado à Suíça, onde em 1806, ele assumiu o cargo de professor de matemática numa escola em Gottstadt bei Nydau.
Em 1809, decidiu deixar a escola em Gottstadt bei Nydau, para se tornar professor particular em Neuchâtel, a partir daí, continuou seus estudos matemáticos, se concentrando nos trabalhos de Euler, Laplace e Lacoix. No ano de 1811, regressou à Universidade de Erlangen.
Em Erlangen, recebeu um doutorado, e imediatamente se juntou a equipe de professores da universidade, cargo que deixou em 1813, onde assumiu o posto de professor em uma escola de baixa qualidade em Bamberg.
Tendo em vista que essa não seria a carreira de sucesso por ele prevista, decidiu mostrar que valia muito mais do que um professor de uma escola pobre. Trabalhou em escrever um livro fundamental sobre o ensino da geometria. No ano de 1816, a escola na qual ele lecionava foi fechada, e Ohm foi enviado para uma escola superlotada, ainda em Bamberg.
No ano de 1817, começou a trabalhar como professor de matemática e física no Ginásio Jesuíta de Colônia, uma escola melhor do que qualquer outra que Ohm já tinha lecionado. Como já era de costume, continuou seus estudos particulares de leitura de textos de grandes matemáticos, desta vez, se concentrando em Lagrange Legendre, Biot e Poisson. Mais tarde, voltou-se para ler as obras de Fourier e Fresnel, e deu inicio ao seu trabalho experimental no laboratório de física da escola,