FIXISMO
a) Teorias Fixistas
Esta teoria acreditava que os seres vivos foram criados da mesma forma que eles são na atualidade, sem nenhuma alteração ao decorrer dos anos. Eles afirmavam que esses seres existiam desde o início do planeta, eram perfeitas e permanentes.
Algumas hipóteses mais conhecidas:
Hipótese da geração espontânea – originalmente apresentada por Aristóteles, por sua vez influenciado por Platão, considerava que os seres vivos seriam constantemente formados, a partir de matéria não-viva como o pó e a sujidade. Os seres vivos estariam organizados num plano, eterna e imutável, pelo que os organismos assim formados não teriam a possibilidade de alterar as suas características;
Hipótese Criacionista – baseada na reunião de escritos bíblicos e das teorias universalmente aceites de Aristóteles, considera que Deus terá criado todas as espécies, animais e vegetais, num único ato. Após esse momento, as espécies permaneceriam imutáveis, sendo qualquer imperfeição resultante das condições ambientais.
b) Fixistas Importantes
Carl Von Linné, como qualquer naturalista de sua época acreditava que todos os organismos tinham sido criados como estavam na natureza.
Georges Cuvier, foi um naturalista francês e um dos maiores defensores da teoria fixista no século XVII. Criou a hipótese do catastrofismo, onde haveria grandes catástrofes em certas regiões para extinguir a vida de alguns seres e repovoar com outros de regiões diferentes, tanto na fauna como na flora.
2. EVOLUCIONISMO
a) Teorias Evolucionistas
O Evolucionismo baseia-se na mutação dos seres vivos que viveram no passado e as espécies se relacionam uma com as outras e se modificam com o tempo.
b) Evolucionistas
Lamarck(1744-1899) acreditava em duas leis:
Lei do Uso ou Desuso: onde uma parte do corpo desenvolve mais que outras quando usadas com mais freqüências e a quem tem menos uso acaba atrofiando.
Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos: Mudanças em algumas