Economia
R: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
2)
.
a)
R: A CPP é uma representação gráfica da decisão econômica diante da escassez, que impõem limites sobre a capacidade produtiva, mostrando a combinação de dois bens que podem ser produzidos com quantidades fixas de insumo para se fazer escolhas entre as alternativas de produção.
b)
R: Os pontos A e B utilizam todos os fatores de produção disponíveis, ou seja, a economia esta em pleno emprego.
Nos pontos D e C ocorre uma capacidade ociosa ou desemprego, pode haver o aumento de produção até alcançar o limite da curva.
E no ponto E ocorre uma combinação impossível de produção com os recursos disponíveis.
c)
R: Sim, pois é a CPP que identifica o sacrifício de transferir recursos de uma atividade a outra, nesse caso, a transferência ocorrerá de forma em que o bem A terá que deixar de produzir uma quantidade para que o bem B possa produzir mais.
d)
R: Para os países europeus não houve deslocamento da CPP, pois ocorreu a escassez diante da produtividade e a capacidade produtiva devido a atividades impossíveis de produção com profissionais disponíveis e outras com a capacidade ociosa. Já para o Brasil, há um deslocamento para a direita da CPP indicando que o país está crescendo, devido ai aproveitamento da força de trabalho em função do aumento da quantidade física de fatores de produção, empregadores, maior eficiência na produção e na organização das empresas, bem como uma maior qualificação da mão-de-obra.
3)
a) Curva 1: indica a curva da demanda, quando aumenta o preço a quantidade demandada cai.Curva 2: indica a oferta de mercado, quando aumenta o preço a quantidade ofertada aumenta.
b) A: se encontra na curva de oferta de mercado, indica que quando o preço do carro era de 50, sua quantidade ofertada era de 200 carros.
B: encontra se na curva da demanda, indica que quando o preço do carro era de 50, a quantidade demandada era de 400