Fisica da bicicleta
Cefet-PR
Física 1 – Bicicleta
Kaue
Marco Antonio
Ronnier
Junior
Curitiba, 24 de agosto de 2005.
Sumário
Introdução............................................................................04
Uma breve história da bicicleta............................................05
Movimento de Rotação........................................................06
Conclusão..............................................................................
Bibliografia............................................................................08
Introdução
A Física e os seus princípios estão presentes em todo universo que o ser humano é capaz de compreender, e o sistema abordado em uma análise física pode possuir desde poucas partículas atômicas até uma galáxia inteira, a aplicação da Física é versátil pois nos permite aplicá-la das mais variadas maneiras, e praticamente em qualquer lugar que nos é conhecido.
Nesse trabalho pretende-se aplicar os conceitos abordados em Física 1 em um dos mais conhecidos meios de transporte, a bicicleta.
Uma breve história da Bicicleta
Já nos séculos XV e XVI foram desenvolvidos diversos veículos de rodas movidos por correntes, alavancas e outros dispositivos, todavia a história da bicicleta propriamente dita tem inicio em 1790, com Sivrac.
Conde Francês, Sivrac idealizou o CELERÍFERO, um veiculo primitivo de duas rodas que, ligadas por uma haste de madeira, eram acionadas por impulsos alternados dos pés sobre o chão.
Em 1816 O barão alemão Karl Drais, adpatou uma direção ao celerífero, e em 1855 O francês Ernest Michaux invetou o pedal, esses foram instalados à roda dianteira de um veículo de três rodas dando origem ao VELOCíPEDE.
O Velocípede foi sofrendo transformações, ganhou