Trabalho de materiais de construção civil
BRUNO ELIEL DE ARAÚJO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
UBERABA-MG
2014
CURA
A cura é empregada na superfície do concreto com a intenção de evitar a perca de água pela superfície exposta. É muito importante ser feita a cura no concreto, pois se não for bem feita, pode trazer varias consequências trágicas como, por exemplo, á perca de resistência e a durabilidade desejada. É um processo no qual se mantêm a massa do concreto em um teor de umidade significante, evitando a evaporação da água da mistura, garantindo com que o concreto não chegue a uma temperatura alta.
Uns dos elementos que podem provocar a evaporação da água no concreto, são a temperatura do ambiente, o vento e a umidade do ar. Os aspectos superficiais são os mais afetados por uma cura desapropriada como a permeabilidade, é a presença de fissuração.
A cura do concreto devera ser feira instantaneamente após o endurecimento superficial, deve se manter o concreto em uma temperatura a baixa de 10ºC e em uma condição satisfatória em pelo menos sete dias depois de lançado.
DEFORMAÇÃO IMEDIATA E FLUÊNCIA
A deformação imediata se observa por ocasião do carregamento. Corresponde ao comportamento do concreto como sólido verdadeiro, e é causada por uma acomodação dos cristais que formam o material. A fluência é uma deformação diferida, causada por uma força aplicada.
Corresponde a um acréscimo de deformação com o tempo, se a carga permanecer. Ao ser aplicada uma força no concreto, ocorre deformação imediata, com uma acomodação dos cristais. Essa acomodação diminui o diâmetro dos capilares e aumenta a pressão na água capilar, favorecendo o fluxo em direção à superfície. Tanto a diminuição do diâmetro dos capilares quanto o acréscimo do fluxo aumentam a tensão superficial nos capilares, provocando a fluência.
TIPOS DE ADITIVOS E SUAS APLICAÇÕES
Impermeabilizantes
Os impermeabilizantes agem por meio de