Trabalho de Materiais de Construção Civil UNASP
ALUNO: JEAN CARLOS DA SILVA. RA: 82307 PROFESSOR: ELIOMAR 5ºN JOANNA AURORA DORINI 86234
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.
NBR 6471:1998
Esta Norma determina o modo pelo qual se deve proceder para retirar e preparar amostra de cal virgem e de cal hidratada a ser remetida ao laboratório para ensaios de controle e de recebimento. Na aplicação desta Norma deve ser utilizado amostradores, peneiras, de acordo com as NBR NM-ISSO 2395, NBR NM-ISO 3310-1 e NBR NM-ISO 3310-2.
A retirada da amostra deve ser feita nos seguintes locais: transportadores que abastecem ou esvaziam os silos; saída das ensacadeiras; veículo De carga; pilhas de material ensacado; contêineres.
As amostras coletadas devem ser analisadas no máximo em 5 dias úteis após a coleta. No caso de não conformidade, o fornecedor deverá ser informado por escrito no máximo 3 dias após a realização dos ensaios.
Preparação da amostra: As amostras coletadas devem ser homogeneizadas e subdivididas em duas frações: a primeira fração para análise de laboratório (recebimento) e a segunda fração para contraprova. Esta última, em caso de aceitação do produto, será automaticamente descartada.
NBR 6473:2003
Esta Norma prescreve os métodos para as determinações de umidade, perda ao fogo, sílica mais resíduo insolúvel, óxidode alumínio, óxido férrico, óxido de cálcio total, óxido de magnésio total, anidrido sulfúrico, anidrido carbônico, óxido demanganês total, anidrido fosfórico e óxido de cálcio disponível em cal virgem e cal hidratada.
Há nessa norma indicadores para cálcio, magnésio, ferro, alumínio e complexo de cobre. E também, determinação para umidade de cal hidratada, perda ao fogo, sílica mais resíduo insolúvel, óxido férrico, óxido de alumínio, óxido de cálcio total, óxido de magnésio, anidrido sulfúrico, anidrido carbônico, óxido de manganês por colorimetria, determinação de óxido de manganês por espectrofotometria de