Glomerulonefrite
COLÉGIO TÉCNICO
PATOLOGIA CLÍNICA
URINÁLISE
PROFA. CLAUDIA NATÁLIA
GLOMÉRULONEFRITE AGUDA E CRÔNICA
ANNA LETÍCIA DIAS
BELO HORIZONTE
2014
Glomerulonefrites- Aguda, Crônica
INTRODUÇÃO
Os rins são os órgãos, em forma semelhante ao de um feijão com geralmente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura num indivíduo normal adulto. São órgãos responsáveis pela filtração e eliminação dos metabólitos e outras substâncias em excesso ou nocivas ao corpo, de forma dissolvida em água, a urina. Ele mantêm o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, auxilia na regulação do pH sanguíneos, elimina substâncias exógenas como medicamentos e produz hormônios. É considerado um osmorregulador nos vertebrados, ou seja, ele realiza o equilíbrio osmótico no organismo, através da eliminação do excesso de água do corpo. Ou seja, ele produz a urina e excreta nela tudo que o corpo não necessita.
Figura 2. Néfron e seus componetes.
Fonte: Google web. Palavra-chave: nefron
O glomérulo consiste em um emaranhado de capilares localizados dentro de uma cápsula, a cápsula de
Bowman. Quando o sangue passa pelos capilares glomerulares, água e outras substâncias saem do sangue, passam através das células endoteliais por osmose e caem no espaço de Bowman, de onde seguem para os túbulos renais.
O liquido produzido pelo glomérulo é chamado de Filtrado Glomerular e dará origem à urina. O glomérulo possui uma membrana basal glomerular, formada de células edoteliais que impedem a passagem de macromoléculas do sangue. Figura 1. Rins.
Fonte: Goole web. Palavras-chave: rins
O rim é constituído de néfrons, que são estruturas microscópicas que realizam efetivamente as funções do rim. O néfron é formado pela cápsula de
Bowman, pelo glomérulo, túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor, arteríolas eferente e aferente,
capilares