Promovendo o uso da bicicleta para uma vida mais saudável
*Giselle Noceti Ammon Xavier
**Milton Della Giustina
***Lorival José Carminatti
RESUMO
O objetivo deste ensaio é discutir a prática do ciclismo como uma atividade física saudável. Pretende-se, também, apontar algumas alternativas que possam ser implementadas como políticas públicas para o benefício de um estilo de vida ativa e saudável para a população brasileira. Para isso, discutimos a intensidade da atividade de pedalar e seu gasto energético, bem como os aspectos práticos da pedalada. Palavras-chave: ciclismo, atividade física, estilo de vida e vida ativa.
ABSTRACT
The purpose of this essay is to discuss the practice of biking as a healthy physical activity. We intent, also, to point some alternatives that could be implemented as public police to benefit an active life style for the Brazilian population. For that, we discuss the intensity of biking activity and its energetic use, as well as the practical aspects of biking Keywords: biking, physical activity, life style and active life.
1 INTRODUÇÃO
A relação entre a atividade física regular e a promoção da saúde e prevenção de doenças está bastante evidenciada através de estudos realizados (Paffembarger Jr, 1986; Nieman, 1990). Também é consenso que as pessoas que deixam de ser sedentárias e passam a fazer parte do grupo considerado moderadamente ativo são as que apresentam os maiores ganhos para a sua saúde.
Para deixar de ser considerado sedentário e atingir a faixa dos moderadamente ativos, e assim reduzir os riscos de doenças crônico-degenerativas, um indivíduo deve gastar cerca de 1500 a 2500 kcal em atividades físicas semanais. A orientação é para que as pessoas se exercitem por 30 minutos todos os dias ou na maior parte dos dias da semana, numa intensidade moderada (50 a 75% do VO2max) (ACSM, 1998).
Apesar dos conhecimentos científicos estarem chegando a todas as camadas da população, ainda é pequeno o número