fiscal
Com a montagem da sala de TI no final de 2011, hoje podemos montar uma rede estruturada.
Por que montar uma rede estruturada?
Uma rede estruturada tem a finalidade de melhorar o desempenho, confiança e manutenção da rede. Sendo, que toda a estrutura esta localizada na sala de TI.
Hoje nossa estrutura seria uma rede aérea como é chamada, que se liga ao servidor a um ou mais switchs direto aos micros, este tipo de rede dá muita perde de sinal, maior manutenção e diminuição na velocidade da rede.
Lembrando que existe um padrão para instalação de redes locais em empresas é o ANSI/TIA/EIA-568-B, que especifica normas para a instalação do cabeamento, topologia da rede e outros quesitos, que chamamos genericamente de cabeamento estruturado, temos a norma NBR 14565, publicada pela ABNT em 2001.
Abaixo falarei da estruturação da rede:
Sala de equipamento (T.I.)
Tudo começa com a sala de equipamento (T.I.), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A ideia é que a nossa sala de equipamento seja uma área de acesso restrito (hoje temos), onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos. Falaremos sobre os itens importantes para a nossa rede:
Rack de rede estruturado Tentarei explicar de uma maneira sucinta o que é, e para que serve um bastidor de rede, também chamado de distribuidor ou armário repetidores, ou até mesmo pelo nome mais conhecido por todos, o famoso Rack.
Hubs, switches, bridges e roteadores
Os switches por sua vez são aparelhos muito mais inteligentes. Eles fecham canais exclusivos de comunicação entre o micro que está enviando dados e o que está recebendo, permitindo que vários pares de micros troquem dados entre si ao mesmo tempo. Isso melhora bastante a velocidade em redes congestionadas como é o nosso caso, com muitos micros. Outra vantagem do switch é que eles permitem o uso do modo