FINANÇAS
Módulo:4
Atividade: Individual II
Título: Brasil, como criar valor diante de tantos obstáculos?
Aluno: Cinthia França Dante da Silva
Disciplina: Finanças Empresariais
Turma: T106_0213
Introdução
O contexto cada vez mais competitivo nas empresas, com mudanças constantes, tais como: globalização, elevado nível de competitividade, crises econômicas mundiais, aumento da profissionalização das pessoas, trouxe a preocupação e necessidade aos gestores de criação de valor, ou seja além do lucro a empresa deve ser capaz de gerar valor para o acionista.
Já não é possível apenas se preocupar somente com aumento das vendas e redução de gastos, os gestores tem que se preocupar com a competividade e a geração de valor para aqueles que investem dinheiro no negócio. Quando a empresa demonstra que cresceu com valor agregado, os investidores se sentem recompensados e continuam investindo, possibilitando a permanência do negócio e o crescimento contínuo.
O conceito de criação de valor na administração financeira passa pela essência da administração financeira, afinal criar valor é o objetivo máximo do administrador financeiro. Quando o acionista decide investir seu dinheiro em um negócio, ele espera que o retorno do capital investido seja maior do que o retorno de uma renda fixa, por exemplo. Mas esta não é a realidade brasileira, estudos mostram que, ente 1996 e 2002, apenas 20% das empresas ganham da renda fixa (NAPOLITANO, 2005).
Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor
Desenvolvimento
As razões para esta baixa eficiência podem ser muitas e com origens bem distintas, as variáveis que estão envolvidas no mundo empresarial tornam a tomada de decisão dos administradores uma tarefa muito complexa. Algumas destas razões são facilmente identificadas, dentre elas: a dificuldade de análise das informações contábeis, planejamento empresarial de longo prazo deficiente, instabilidade