Aná´lise do filme laranja mecânica
É de imprescindível importância, para a compreensão clara da teoria behaviorista a associação dela com o filme “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange). No filme pode se observar a presença de três características primordiais no ser humano. São elas o forte apetite sexual, a violência natural e exagerada e o desejo de liderança.
Tais características são expostas por Alex. Podemos relacionar o reforço positivo ao comportamento operante de Alex e de seus companheiros na questão de uso de violência,quando eles vão a leiteria e bebem o leite com drogas. Isso de certa forma os motiva a usarem da uma violência absurda para saciar o seu desejo de uso da força - esse reforço é bem interessante - e é notável que o uso da violência por eles praticada trata-se de um comportamento voluntário.
Ao ser preso depois de uma traição de seus amigos, Alex mesmo na prisão, observa que seu comportamento não muda seus desejos que continuam os mesmos,embora tente ele se esforçar em ler a Bíblia e aproximar-se do “divino”. Porém, nada disso faz efeito, já que ele se vê açoitando Jesus Cristo e em outro momento de reprodução de cena de guerra. Isso denota que estão esgotadas as possibilidades de controle social que também nos é imposto nos tempos hodiernos. Após um tempo preso, Alex é submetido a um tratamento de condicionamento, a chamado Ludovico baseado na técnica de reforçamento negativo da caixa de Skinner que busca a extinção de um comportamento na forma de punição pelo ato,é realmente o que acontece : Alex não perde seus desejos, porém, toda vez