Lubrificação
A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido. Nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido. O propósito da lubrificação dos rolamentos é prevenir o contato metálico direto entre os corpos rolantes e as pistas. Isto se consegue através da formação de uma película fina de óleo ou graxa sobre as superfícies de contato. Entretanto, para os rolamentos a lubrificação tem as seguintes vantagens:
Redução do atrito e do desgaste
Dissipação do calor por atrito
Vida do rolamento prolongada
Prevenção contra a oxidação
Proteção contra elementos nocivos
Redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera;
Redução da corrosão;
Redução de vibrações e ruídos; Quase todos os rolamentos utilizam o método de lubrificação por graxa ou por óleo, mas em algumas aplicações especiais um lubrificante sólido como o grafite pode ser utilizado.
Lubrificação de Rolamentos
Se os rolamentos devem operar de maneira confiável, eles deverão estar adequadamente lubrificados para evitar o contato direto de metal com metal entre os corpos rolantes, pistas e gaiolas. O lubrificante também inibe o desgaste e protege as superfícies do rolamento contra corrosão. A escolha de um lubrificante adequado e do método de lubrificação para cada aplicação de rolamentos e, portanto, importante assim como a manutenção correta.
Uma ampla gama de graxas e óleos esta disponível para a lubrificação de rolamentos e existem também lubrificantes sólidos,