financeiro
Módulo: Módulo Atividade: Comparação entre VPL e TIR
Título: Métodos Para Análise de Investimentos
Aluno: Guto
Disciplina: Matemática Financeira Turma: PÓS ADM
Introdução
Pode-se definir Investimento como sendo um sacrifício hoje em prol da obtenção de uma série de benefícios futuros. Sob o enfoque das finanças sacrifícios e benefícios futuros dizem respeito a fluxos de caixa necessários e gerados pelo investimento. Neste material mostraremos duas simples formas de calcular o risco e a decisão de sim ou não quando deparamos em uma situação de decisão de investimento. São elas que veremos a seguir: VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno).
Justificativa
Mostrar ao investidor qual o melhor caminho através de cálculos simples deve percorrer para obtenção de melhores resultados futuros ao seu investimento inicial. Com intuito de mostrarmos qual melhor forma de calcularmos e ou analisarmos um investimento, falaremos de 02 cálculos de investimentos a seguir: TIR e VPL, cujos quais irão direcionarmos qual decisão tomarmos.
Desenvolvimento TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)
A Taxa Interna de Retorno (TIR), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. O conceito foi proposto de forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujo fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidos. A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.