a seca
A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande1 2 . Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo ou seja a estiagem não é permanente, já a seca é permanente. Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca se dá quando a evapotranspiração ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas. A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerado um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca.
Tipos de seca
As secas podem ser geradas pelos mais diversos fenômenos climatológicos, em função disto, criou-se uma tipologia da seca:
•A seca permanente: É caracterizada pelo clima desértico, onde a vegetação se adaptou às condições de aridez, inexistido cursos de água.
•Seca sazonal: A seca sazonal é uma particularidade de regiões onde o clima é semi-árido.
•Seca irregular e variável: A seca irregular pode ocorrer em qualquer região onde o clima seja úmido ou sub-úmido e caracterizado por apresentar variabilidade climática do ponto de vista estatístico.
Causas da Seca
A atividade humana pode desencadear diretamente agravantes, como sobre a agricultura, irrigação excessiva, [38] o desmatamento e erosão afetar negativamente a capacidade da terra para capturar e reter a água. [39] Enquanto estes tendem a ser relativamente isolado em seu âmbito, as atividades resultando em global mudança climática são esperados para provocar secas com um impacto substancial sobre a agricultura [40] em todo o mundo, e especialmente nos países em desenvolvimento . [41] [42] [43] No geral, o aquecimento global vai resultar em chuvas mundo aumentou. [ 44] Junto com a seca em algumas áreas, inundações e erosão vai aumentar em outras. Paradoxalmente, algumas