Financeiro
O que é a CVM
08/01/2010 17:00 - Portal Brasil
Se você reside no Brasil, é necessário conhecer um pouco sobre o funcionamento do mercado de capitais por aqui. Ele é regulado, controlado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Brasil possui um dos sistemas regulatórios mais sólidos e bem estruturados, pela atuação conjunta dos órgãos reguladores do sistema financeiro nacional (Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Secretaria de Previdência Complementar e Superintendência de Seguros Privados). Esse foi um dos fatores que contribuiu para que nosso mercado não fosse tão afetado pela recente crise financeira.
A Comissão regula não apenas os mercados de negociação de valores mobiliários, sejam de bolsa ou de balcão, como também define regras para os emissores de valores mobiliários (como as companhias abertas, por exemplo) e os participantes do mercado, como as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, os bancos de investimento e as demais instituições.
Os fundos de investimento também são regulados pela CVM. O órgão também é responsável por avaliar os pedidos de abertura de capital ou emissão de valores mobiliários no mercado de capitais, o funcionamento
Bovespa
Ampliar
O mercado de capitais é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários das corretoras de valores mobiliários e a atuação dos analistas de valores mobiliários e agentes autônomos de investimento. É importante ressaltar que somente analistas autorizados pela Comissão podem emitir relatórios e avaliações sobre as empresas que fazem parte da bolsa brasileira.
O site da Comissão de Valores Mobiliários permite que o investidor conheça a legislação do mercado de capitais brasileiro, bem como seus direitos e deveres. E ainda acesse quais são as emissões em análise no órgão, entre outras informações.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS
- C V M -
Neste trabalho de pesquisa será desenvolvida uma análise aprofundada da CVM no