Contabilidade
Segundo Vergara (2000), enquanto o problema formulado é uma questão que buscamos responder, os objetivos são resultados que desejamos alcançar. Na pesquisa científica devemos elaborar objetivos gerais e objetivos específicos.
Objetivos gerais: definição ampla do que se pretende alcançar.
Objetivos específicos: definição do que se pretende alcançar em cada situação da pesquisa. É a aplicação da situação geral a situações específicas. Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral.
Justificativa
As justificativas são os alicerces, as razões, os porquês que fundamentam a montagem do projeto da pesquisa que serviu de base para a elaboração da monografia. Nesse item o aluno deve demonstrar a relevância do tema escolhido e a pertinência da problemática formulada. As justificativas devem demonstrar que o estudo proposto preencherá uma lacuna na temática escolhida, trará contribuições para a solução do problema, poderá ser realizado concretamente e trará benefícios para a sociedade.
Hipóteses
As hipóteses são respostas possíveis ou prováveis para um problema. Toda pesquisa que apresenta hipóteses deve ser realizada de modo que se possa confirmar ou não as hipóteses propostas. Levantar hipóteses serve para orientar o raciocínio do pesquisador.
As hipóteses devem ser respostas simples ao problema e devem ser formuladas de forma que possam ser testadas. Elas funcionam, por um lado, como explicações iniciais e, por outro, servem de guia na busca de informações para verificar a validade destas explicações.
Segundo Lakatos (1991), toda hipótese é uma resposta suposta, provável e provisória, e que funciona como sentença afirmativa, proposta para um problema que se apresenta na forma de sentença