Filtrção
Prática 03: Filtração por Filtro de Placas e Quadros
Grupo: 02
Determinação Experimental dos Parâmetros da Filtração no filtro de placas e quadros
Neste tipo de filtro as placas são quadradas, com faces planas e bordas levemente ressaltadas. Entre duas placas sucessivas da prensa há um quadro que nada mais é do que um espaçador das placas. De cada lado de um quadro há um meio filtrante (tecido e papel de filtro) que se encosta à placa correspondente. Assim sendo, as câmaras onde será formada a torta ficam delimitada pelo meio filtrante. A estrutura para suportar o conjunto tem barras laterais que servem de suporte para as placas e os quadros. O aperto do conjunto é feito por meio de um parafuso ou sistema hidráulico.
Aparelhagem: Filtro prensa de placas e quadros, balança semi-analítica, estufa, cronômetro de precisão, termômetro, proveta graduada de 2 litros, espátula e béquer de 2 litros.
Material: Filtro de tecido e papel, CaCO3 sólido e água.
Procedimento: a) Determinar a área de filtração do filtro prensa. b) Determinar a espessura do quadro e o volume do mesmo. c) Adicionar 40 litros de água e 10 kg de CaCO3 ao tanque do filtro. d) Determinar a temperatura da suspensão. e) Ligar a bomba com o sistema de alimentação do filtro fechado e reciclo aberto para agitar a suspensão no tanque por 15 minutos. f) Após o tempo de 15 min, abrir o registro de alimentação do filtro e fechar o reciclo. Determinar o tempo de filtração a cada 0,5 litros de filtrado. Anotar a pressão no manômetro durante a filtração de cada período. g) Após o término da filtração, desligar a bomba e verificar se houve perda da suspensão sobre a bandeja do filtro. h) Retirar o material sólido (torta) contido dentro do quadro com auxílio de uma espátula e pesá-lo para anotar a quantidade de massa úmida do precipitado produzido. Utilizar um béquer para pesar o sólido úmido. i) Colocar o material úmido na estufa a 150ºC por