CIMENTO PORTLAND
2) MATERIAS:
O material utilizado nos ensaios realizados no laboratório foi o Cimento Portland Composto - CP II E32-tupi. Álem do clínquer e do sulfato de cálcio, ele possui em sua composição a escória granulada de auto-forno (CPIIE), material pozolânico (CPIIZ), e material carbonático ou filer (CPIIF). A amostra foi coletada no laboratório e o cimento comprado no comércio da cidade.
3)ENSAIOS:
3.1- Ensaios de Massa Específica:
Para determinar a massa específica, usa-se o frasco volumétrico de Le Chatelier (norma: MB 346). Sendo a massa específica:
µ = g/cm³ temos que, o volume do corpo é medido por meio do deslocamento de um líquido (lido na escala do frasco) ou seja, é o próprio volume do corpo imerso. Esse deslocamento deve ter graduação entre 18 e 24 cm3.
Materiais:
- Frasco volumétrico de “Le Chatelier”;
- Funis de haste longa e curta;
-Querosene (líquido não reagente com o cimento);
- Termômetro (precisão de 0,5º C);
- Balança (0,01g);
- Peneira (0,15mm); Procedimentos: Peneira-se o cimento para sua limpeza. Em seguida, com o funil, coloca-se no frasco volumétrico de Le Chatelier, uma quantidade de querosene (volume compreendido de 0 a 1 cm3). Com papel absorvente, é feita a limpeza do colo do frasco. Para obtenção do equilíbrio térmico, submerge-se o frasco em banho termorregulador. Foi feita a leitura inicial (Vi). Sabendo que a quantidade de amostra utilizade foi de 60g,