quimica
OBJETIVO
Aprender a realizar a separação de substancias de um mistura homogenia , usando técnicas de separação e suas aplicações. Tais como filtração comum, filtração anlitica, filtração com fuil de buchner usando também técnicas de decantação , centrifugação destilação e cromatografia .
Introdução
As tecnicas de separação de substancias homogenias pode ser feitas por varias formas, augumas mais simples e outras mais complexas Os seguintes processos permitem a separação das varias subistancias que compõem a mistura . Cada um destes processos tem uma utilização bem definida, dependendo do tipo e das propriedades dos componentes da mistura. A aplicação destes processos deverá ser pensada dependendo do caso.
Filtração: o prosseso de filtração e o mais simples de se fazer. Nele e possivel a separação de um solido de um liquido onde e feito com filtros. onde as partículas ficam retidas.
Decantação: Permite a separação de líquidos que não se misturam ou um sólido precipitado num líquido usando um funio decantação. Exemplos: água e óleo.
Centrifugação: Para separar líquidos que não se misturam ou um líquido de um sólido insolúvel em suspensão. A centrifugação e para acelerar o processo de decantação é preciso usar um aparelho chamado de centrifuga. Onde as partículas solidas se depositam no fundo de resipiente.
Destilação : na processo de destilação o liquido e subimetido a alta temperatura para que ocorra sua vaporização e depois ele condense e nesse dois estágios ocorre a separação do componentes da mistura. Na ebulição é retirado da mistura o componente com o ponto de ebulição mais baixo, e na condensação esse componente volta à sua forma líquida. Avendo a sua separação.
Obs: existe dois tipos de destilação o simples e o fracionada.
Cromatografia: o processo de cromatografia permite uma separação de dois ou mais componentes de uma solução. Para que esta separação acontesa a mistura é arrastada ,por um sorvente apropriado, como