UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Exp
Materiais de vidro
.
Tubo de ensaio – utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala. Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de gás.
Béquer – recipiente com ou sem graduação, utilizado para dissolver substâncias, efetuar reações, aquecer líquidos, efetuar pesagens, deixar misturar heterôgeneas em repouso, etc. Pode ser aquecido.
Erlenmeyer – utilizado para aquecer líquidos, fazer reações, dissolver substâncias e fazer titulações ( uma vez que sua forma cônica evita perdas de líquidos por agitação). Pode ser aquecido, e ser ou não graduado.
Proveta ou cilindro graduado – usado para medidas aproximadas de volumes variáveis de líquidos. Não pode ser aquecido.
Pipetas – recipientes calibrados para medida precisa de volume de líquidos. Existem dois tipos de pipetas: pipeta graduada (utilizada para medir volumes variáveis de líquidos. Essa pipeta é usada para medir pequenos volumes e tem pouca aplicação sempre que se quer medir volumes líquidos com elevada precisão) e pipeta volumétrica (utilizada para medir volumes fixos de líquidos com elevada precisão). Não podem ser aquecidas.
Bureta (com torneira de vidro) – recipiente calibrado para medida precisa de volume variável de líquidos. É utilizada em análises volumétricas. Existem também as buretas automáticas, que possuem dispositivos por onde o líquido é levado até seu interior automaticamente. E finalmente as buretas digitais que são equipamentos eletrônicos com mostrador digital que registra o volume do líquido, são bastante precisas, geralmente apresentam precisão de 0,01mL.
Balão de fundo chato e de fundo redondo – usados para aquecer líquidos e fazer reações com desprendimentos gasosos. Podem ser aquecidos sobre tripé com tela de