Filtros de ar
Filtros de ar iônico
Também chamados ionizadores de ar, os filtros de ar iônico dependem de tensão para carregar as moléculas de ar. Normalmente, eles produzem íons negativos, também chamados de ânions, que então atraem partículas no ar, da mesma maneira que a eletricidade estática. As partículas em contato com os ânions são deionizadas e removidas do fluxo de ar. Filtros de ar iônicos são comumente utilizados na filtragem do ar comercial.
Filtros de ar HEPA
Os filtros HEPA (alta eficiência de absorção de partículas), são mais fortes e eficazes do que os filtros de ar iônico, e são, portanto, preferidos por aplicações sensíveis. Filtro HEPA pode eliminar até 99,97 por cento de partículas do ar, tornando-o um higienizador de ar extremamente eficaz. Os filtros são essencialmente compostos de mantas de fibra de vidro, que prendem as partículas quando uma corrente de ar flui por ela. A eficácia de um filtro HEPA depende em grande parte do diâmetro das fibras e da espessura do filtro.
Filtros HEPA prendem as partículas de várias maneiras diferentes. Primeiro, eles interceptam as partículas quando o ar flui através do filtro e as partículas nas proximidades de uma fibra são capturadas e presas. Além disso, a interceptação aumenta o fluxo de ar e curvando-se o fluxo de ar pode provocar um impacto, fazendo com que as partículas se choquem diretamente com as fibras e sejam apanhadas. Difusão é o processo que utiliza o gás de colisão para separar as partículas menores, diminuindo sua velocidade ao passar através do filtro e aumentando suas chances de ser pego por