Caracterização e reutilização do óleo e os materiais do filtro ar/óleo/separador para compressor.óleo e os materiais do filtro ar/óleo/separador para compressor.
1806 palavras
8 páginas
CARACTERIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO E OS MATERIAIS DO FILTRO AR/ÓLEO/SEPARADOR PARA COMPRESSOR.Alinésia T. Reis1,4, Fabio J. Esper1, Marise de Barros Miranda Gomes1, Francisco R. Valenzuela-Díaz2, Guillermo R. Martín-Cortés2,3, Leonardo Gondim de Andrade e Silva4. E-mail: alinesia.reis@gmail.com (1) Faculdades Metropolitanas Unidas; (2) LMPSol - Laboratório de Matérias Primas Particuladas e Sólidos Não Metálicos, Departamento de Eng. Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; (3) Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo; (4) IPEN - Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares.
RESUMO
Atualmente há preocupação científica, econômica e ambiental com a sustentabilidade na logística reversa dos filtros utilizados originalmente no compressor de ar. A pesquisa envolve as atuais rotinas do tratamento dado aos materiais envolvidos desde o sistema adotado nas oficinas, onde ocorre a remoção e descarte do filtro para armazenagem em local adequado, onde o restante do óleo residual também será armazenado para a sua destinação à reciclagem. Estuda-se também a desmontagem da carcaça para separar e recuperar os diferentes materiais e componentes do filtro. O primeiro objetivo do trabalho é a recuperação do óleo ainda restante, que hoje é descartado na natureza ou incinerado com a consequente contaminação ambiental. Todavia, o objetivo mais apurado consiste na aplicação de misturas poliméricas à celulose do elemento filtrante aproveitando as propriedades como reforçador fibroso da celulose visando produzir um novo tipo de material aplicável à indústria para produção de bens materiais. Palavras - chave: óleo, celulose, filtros de compressores de ar. INTRODUÇÃO A maioria dos países enfrenta grandes desafios para controlar e organizar a geração e a disposição dos resíduos sólidos urbanos. Milhões de toneladas desses resíduos são gerados anualmente pela população e pelas indústrias. Levantamentos efetuados nos EUA, no início dos