Filtração
Durante muito tempo o homem tem utilizados vários tipos de processo de separação de misturas dentre eles temos a decantação, os diferentes tipos de destilação, entre outros e indo nesta linha de pensamento claro que a filtração não deixou de fazer parte pela sua diversidade e simplicidade no uso.
A Filtração é um processo unitário que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase liquida. Basicamente uma operação de separação de sólidos presentes em uma polpa na qual a fase liquida chamado filtrado, e compelida a passar através de um meio poroso, este denominado meio filtrante, ao passo que a fase sólida, nomeada torta de filtração, firma uma camada sobre a superfície do meio poroso.
1.1.Processos de Filtração
No processo de filtração por gravidade ocorre quando o liquido escorre pelo meio filtrante (meio poroso) apenas pelo efeito de pressão hidrostática. Caso esta filtração ocorra sob uma pressão alta em relação a atmosférica será denominada de filtração sob pressão, ou e uma pressão baixa, denominando-se filtração a vácuo. E por fim, a filtração centrifuga, quando há forcas centrifugas sendo aplicadas no meio filtrante.
1.2.Factores que influenciam a filtração Os factores que influenciam na filtração são os seguintes:
Viscosidade Temperatura
Espessura
Lavagem
O tamanho da partícula
O meio filtrante
Concentração de sólidos
1.2.1-Viscosidade
A viscosidade da polpa a ser filtrada deve ser inversamente proporcional a razão da filtração. Em uma determinada fase liquida, a alta viscosidade pode ser reduzida diluindo-se com um solvente de baixa viscosidade, consequentemente, melhorando a velocidade de filtração.
1.2.2-Temperatura
A velocidade de filtração de polpa e marcante com o efeito da temperatura, principalmente relacionando-se com a viscosidade. De um modo geral, temperaturas viscosidade estão intimamente relacionadas nos trabalhos de filtração. Em grande parte dos líquidos, por exemplo, o