filtro
Título do Projeto: Sistema de Filtragem Ativa para Sinais de Voz em
Receptores FM.
Equipe:
1. Luis Conceição Oliveira Junior
2. Victor Hugo Dias Lavareda Reis
Orientador: Kleiber Tenório de Sousa
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo explicaremos alguns pontos importantes que envolve cálculo do filtro, transmissão e recepção do sinal na faixa FM, utilizando filtro passa-faixa com amplificadores operacionais.
Pelo seu comportamento elétrico, os indutores e os capacitores podem ser usados em muitos circuitos que envolvam sinais de determinadas frequências. Dentre esses circuitos podemos citar os filtros, capazes de permitir a passagem de sinais de determinadas frequências e bloquear sinais de determinas frequências(Filtros Passa-Faixa). [1]
Visando melhorar a recepção do sistema FM, que sofre interferência quando um receptor (RX) sintonizado na mesma frequência de um transmissor (TX1), se afasta da fonte de transmissão inicial e se aproximando de uma nova (TX2) que trabalha em uma janela de frequência próxima da transmitida pela nossa fonte original(TX1), causando interferência em (RX) pois o mesmo tenta sintonizar com a fonte de maior potencia ao seu redor como vemos na imagem a seguir:
2. REVISÃO DA LITERATURA
Filtro Passa Faixa Aplicado a Recepção FM.
O filtro passa-faixa tem como objetivo selecionar um sinal numa determinada faixa de frequência ou banda de frequência, atenuando os sinais restantes não requeridos pelo circuito. (Figura 02)
Figura 2 Filtro Passa-Faixa
Neste trabalho utilizaremos o filtro Butterworth, pois a resposta de freqüência deste filtro é mais plana (não possui *ripple, ou ondulações) na banda passante em comparação as de outros filtros, como vemos na (Figura 03).
(*Ripple: Oscilação na crista de uma tensão elétrica).
Figura 3 Modelos de Filtro
O Butterworth é o único filtro que mantém o mesmo formato para ordens mais elevadas