Filtro
O A filtração consiste na remoção de partículas suspensas, partículas coloidais e de microrganismos presentes na água. Isto ocorre através do seu escoamento por um meio poroso, seja ele constituído por areia, carvão antracito ou qualquer outro material.
Granular.
O A ação conjunta de tres mecanismos distintos, o transporte, a aderência e o desprendimento, é o responsável pela remoção da turbidez presente na água.
O O mecanismo de transporte conduz as partículas suspensas para as proximidades da superfície dos coletores (meio filtrante). Na superfície, o mecanismo de adesão se dá pelas forças superficiais envolvidas entre as partículas da água e os grãos do meio filtrante. Neste caso as forças superficiais devem ser maiores do que as forças de cisalhamento, retendo partículas com diâmetros de 0,01 á 10 µm. O desprendimento ocorre quando as forças de cisalhamento são maiores do que as forças de adesão. A prevalência de um ou outro mecanismo é função das características do afluente, das características da filtração (taxa de filtração, por exemplo) e do grão que constituem o meio poroso.
O A filtração pode ocorrer com ação de profundidade ou com ação superficial.
No caso da filtração com ação de profundidade, a retenção das impurezas ocorre em todo meio filtrante e a carreira de filtração é máxima. Já com ação superficial, a retenção das impurezas ocorre somente na superfície (ou seja, nas primeiras camadas do meio filtrante), e a carreira de filtração é mínima. A principal diferença entre os dois mecanismos de filtração esta na uniformidade do meio filtrante. Na ação superficial, o meio filtrante possui coeficiente de uniformidade ≥ 1,7, ao passo que na ação de profundidade o valor do coeficiente de uniformidade gira entre 1,2 á 1,4. Sobre este assunto, cita-se, Luiz Di Bernardo, 2005:
“A filtração rápida de água coagulada ou floculada deve, preferencialmente, ser.
“Realizada com ação de