Filtros
Introdução
A tecnologia mais antiga usada na concepção de filtros utilizava condensadores e bobines sendo esses circuitos designados como filtros LC passivos.
Este tipo de filtros funciona bem para frequências elevadas, no entanto para aplicações em baixa frequência (DC até 100kHz) as bobines tornam-se muito grandes e as suas características deixam de ser ideais. Estas bobines são também impossíveis de fabricar por processo monolíticos e incompatíveis com as modernas técnicas de integração. È então interessante o uso de outras implementações de filtros que não necessitem de bobines como é o caso dos filtros activos RC.
Os filtros activos RC utilizam Amp Ops em conjunto com condensadores e resistências e são fabricados usando técnicas convencionais de integração. Actualmente para grandes volumes de produção e com tecnologias de fabrico mais recentes, este tipo de filtros não são economicamente viáveis, sendo usado outro tipo de tecnologia designada por filtros de condensadores comutados.
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
1
FILTROS
Transmissão do filtro
Transmissão do filtro, tipos e especificações de filtros
Os filtros que vão ser estudados são circuitos lineares que podem ser representados por um quadripólo representado na Fig. 1. A sua função de transferência é a relação entre a tensão de entrada e saída dada por
(1)
Fig. 1
A transmissão do filtro é dada por T(s) para frequências com significado físico s=jω, e pode ser expressa em termos de amplitude e fase
(2)
A amplitude de saída é normalmente expressa em dBs como um ganho ou como uma atenuação, respectivamente
(3)
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
(4)
2
FILTROS
Transmissão do filtro, tipos e especificações de filtros
O filtro altera o espectro de frequências do sinal de entrada Vi(jω) de acordo com a sua função de transferência T(jω), dando origem a uma saída V0(jω)
(5)
A fase do sinal é