Filtração e diálise
2012
FILTRAÇÃO E DIÁLISE
Introdução
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. A filtração separa misturas homogêneas compostas de dois sólidos (um solúvel e um não solúvel), normalmente colocados na água para poder fazer a dissolução dos elementos.
A diálise é um processo onde as substâncias em solução são separadas por suas diferenças de peso molecular. Os tubos de diálise são semipermeável, feito de celulose regenerada ou éster de celulose tendo uma estrutura de gel-like. A força motriz é a diferença de concentração entre duas soluções em lados opostos da membrana. Desde que a membrana porosa seletivamente permite a passagem de solutos menor, mantendo espécies de maior porte, a diálise pode ser efetivamente usada como um processo de separação com base na rejeição de tamanho.
Matérias e Métodos
Em um copo plástico, foi pesado1g de areia e 4g de NaCl, juntando areia com NaCl em um béquer (100ml=37,01) teve o peso total de 5,1g. Usando um béquer vazio de 37,01g, foi feita a filtragem utilizando um filtro de papel e um funil, onde foi possível separar a água que foi adicionada a solução de areia + NaCl, deixando a mistura filtrada no béquer e levando-o a uma estuda a 110°C por mais de 4 horas para evaporar toda a água adicionada.
O experimento pela diálise foi utilizada um saco de papel celofane com uma concentração de cloreto de sódio dentro de si, e imerso em água destilada. Em um béquer de 600ml, foi adicionada 400ml de água destilada, uma pequena amostra de (30ml), foi retirada e pingada 1 gota de nitrato de prata.
Resultados
Após a secagem do béquer