Filtração e Diálise
INTRODUÇÃO
Foram feitos dois métodos de purificação: a filtração e a diálise. Filtração: a filtração é um processo de separação de misturas heterogêneas, sólido-sólido, líquido-líquido ou gás-gás. Processos de filtração fazem parte do dia-a-dia do homem moderno. Ao se fazer “café”, faz-se uma filtração separando-se as partes líquidas e sólidas da mistura; ao se utilizar um aspirador de pó, faz-se uma filtração, separando partículas sólidas (pó) do ar. Os filtros podem ser feitos de diferentes matérias porosos: tecidos, papel, placa de vidro com pequenos orifícios, fibras de vidro ou de amianto etc. Diálise: a diálise é um processo físico-químico pelo qual duas soluções (de concentrações diferentes) são separadas por uma membrana semipermeável, após um certo tempo as espécies passam pela membrana para igualar as concentrações.
MATERIAIS E MÉTODOS
Na filtração por gravidade, primeiramente foi posto em um copinho de plástico 4g de NaCl e 1g de areia, para obter tal precisão das quantias foi usado uma balança semi-analítica. Logo após juntaram-se os dois elementos (NaCl e areia) e os pesaram. Em um béquer foi adicionado o NaCl+areia e misturou-se água, assim formando uma solução. Com um funil, um filtro de papel e um bastão, essa solução começou a ser filtrada e recolhida em um béquer previamente pesado. Após a conclusão da filtração, o béquer com o filtrado foi esvaziado e posto em uma estufa à 110 ºC por mais ou menos quatro horas. Decorrido o tempo da secagem mais o tempo para o béquer esfriar, pesou-se ele novamente, e assim concluiu-se esse experimento.
-1-
Para a diálise em um béquer de 600mL, foram adicionados 400mL de água destilada e dessa água foi retirada uma pequena amostra de 30mL. Nessa amostra foi pingado 1 gota de nitrato de prata. Após isso foi preparado uma solução de NaCl e ela foi colocada dentro de um saco de celofane, o saco contendo a solução foi colocada em um béquer com água destilada e