Marketing Politico
Introdução
O marketing político procura conciliar todos os meios de comunicação, ele tenta apresentar o candidato como uma resposta ou como portador das soluções que aquela sociedade, ou um grupo, ou um segmento de eleitores acredita que é importante para futuro e para qualidade de vida.
Como em qualquer seguimento de marketing, o marketing político avalia os movimentos do mercado. Hoje em dia o Marketing se transformou em uma das ferramentas básicas para a Política e uma peça fundamental para se vencer uma eleição, principalmente durante o processo eleitoral.
Estas técnicas e conceitos são mais modernos e eficazes e garantem uma campanha estruturada, marcante e eficiente.
É impossível pensar em eleições nos dias de hoje, sem se pensar numa estrutura de marketing atuando em todos os segmentos do eleitorado. A Propaganda eleitoral deixou de ser somente o ato de imprimir alguns milhares de folhetos, e pichar muros das cidades com o nome do candidato, espalhar outdoors. A propaganda política deixou de ser um serviço amador para se tornar profissional e tornou-se a forma mais ampla e inteligente de aproximar os eleitores de seus candidatos, conhecendo e fiscalizando mais de perto o caráter, a personalidade e principalmente a credibilidade dos candidatos.
O que é Marketing
A Definição do termo Marketing nunca obteve uma explicação definitiva.
É comum, ao iniciar um curso ou uma palestra, o professor soltar a clássica pergunta: O que é Marketing?
Após 20 definições devidamente transcritas no quadro, se chega a uma das três conclusões:
a) Todas estão corretas
b) Todas estão erradas
c) Algumas estão mais ou menos certas.
A verdade é que não existe uma definição correta. Cada autor descreve Marketing conforme o seu