litiase renal
(artigo: www.sbn.org.br/podcast/artigo2.pdf) Atualmente é amplamente aceita a definição da DRC que se baseia em alterações na taxa de filtração glomerular e/ou presença de lesão parenquimatosa mantidas por pelo menos 3 mess.
O diagnóstico precoce e o encaminhamento imediato para o nefrologista são etapas essenciais no manuseio dos pacientes, pois possibilitam a educação pré-diálise e a implementação de medicas preventivas que retardam ou até interrompem a progressão para os estágios mais avançados da DRC, assim como diminuem a morbidade e mortalidade iniciais.
Diagnóstico precoce da doença:
A ausência de sintomas nos pacientes que se encontram nos estagio s iniciais da DRC exige que os médicos mantenham sempre um nível adequado de suspeição, principalmente nos paicientes que apresentam algum fator de risco para DRC. Alterações funcionais
(wikipedia) DRC é a presença de alterações da estrutura ou funções dos rins, com ou sem alteração da filtração flomerular por um período maior que 3 meses. Antes usava-se o termo “insuficiência renal crônica” que era definida como a perda da função dos rins de forma progressiva e irreversível. A insuficiência renal crônica era considerada como queda progressiva e irreversível da capacidade do rim de excretar substâncias do organismo. Os pacientes com lesão renal mas sem a perda da função dos rins também são considerados portadores de DRC.
(artigo: