HEMODIALISE
UMC
TECNICO EM ENFERMAGEM
DEBORA TENÓRIO DE ANDRADE
MOGI DAS CRUZES
2015
DEBORA TENÓRIO DE ANDRADE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Enfermagem Médica, no curso de Técnico de Enfermagem, na Universidade de Mogi das Cruzes.
Prof.ª Denise Mary
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................ 01
2. O QUE É HEMODIALISE? ............................ 02
3. DIALISE PERITONEAL.................................. 03
4. HEMODIALISE............................................... 05
5. CUIDADOS DE ENFERMAGEM.................... 08
6. TECNICAS DE HIGIENE ORAL E OCULAR..10
7. CONCLUSÃO..................................................12
8. REFERÊNCIAS...............................................13
9. 1.INTRODUÇÃOAtualmente e segurança para o paciente, graças a avanços tecnológicos, dentre os quais, destacam-se, as máquinas equipadas com controle de ultra filtração, com sódio variável e com alarmes de segurança que detectam bolhas, alteração de temperatura, alteração do fluxo de sangue, entre outros. Porém, isto não impede que as complicações intra-diálise deixem de ocorrer.
A equipe de enfermagem é essencial para intervir em tais situações. Inicialmente o processo da terapia renal substitutiva era realizado, predominantemente pela equipe médica, porém no decorrer dos anos, a enfermagem passou a participar ativamente do tratamento, sendo responsável por toda a parte técnica e hoje passa a realizar quase que exclusivamente esse procedimento. Assim, torna-se relevante este trabalho, devido à importância da qualificação e conhecimento que os profissionais da área da enfermagem devem ter para