Filosofos
A proposta do presente artigo é analisar alguns pressupostos os quais permeiam ou não a educação e a sociedade dentro da perspectiva durkheiminiana. Pois, refletir sobre uma proposta democrática de educação requer chegar a um consenso de uma teoria de bem estar social. Nesta perspectiva Durkheim considerado sociólogo clássico se propôs a estudar o fato social como coisa enfatizando o conhecimento científico da vida social. Logo faremos alguns apontamentos sobre a proposta racionalista de Durkheim apresentada na obra As Regras do Método Sociológico, onde propõe um método criterioso, cientifico, complexo de mape ar a sociedade e suas necessidades. É nesta perspectiva que buscaremos usar e entender melhor os conceitos de sociedade, educação, transformação.
Max Weber
Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o Capitalismo e a racionalização do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que o transforma com as ações sociais.
Sua relação é a Teoria da Administração, aliás, Max Weber é seu criador.
"A fama de Weber no campo da administração vem de idéias apresentadas em dois dos seus livros: “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e “Teoria da Organização Econômica e Social”. No primeiro, ele relacionou a moralidade do protestantismo puritano, especialmente do calvinismo, ao empreendedorismo e ao capitalismo; no segundo, Weber tentou analisar por que as pessoas obedecem a ordens."
Karl Marx
Explanaremos neste artigo acerca do pensamento sociológico, em especial sobre o pensamento sociológico do alemão Karl Marx, o qual contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao salientar em suas teorias que as relações sociais decorrem dos modos de produção. Segundo Marx, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção. Esse sistema de produção divide a sociedade