fq viagens com gps
11º Ano
02-Ficha Trabalho
Set.2013
Assunto: GPS; Relógios e Referenciais
1. Leia atentamente o seguinte texto.
O recetor GPS utilizado nos carros é uma parte do chamado sistema GPS (Global Positioning System), que foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
A finalidade do GPS é determinar a posição de um objeto localizado na superfície da Terra dando as três dimensões: longitude, latitude e altitude.
O sistema GPS pode ser descrito em termos de três componentes: a espacial, a de controlo e a do utilizador.
A componente espacial é constituída por 24 satélites com relógios atómicos, que descrevem órbitas circulares em torno da Terra, com um período orbital de 12 h, distribuídos em 6 planos orbitais.
A componente de controlo é constituída por um conjunto de estações terrestres que recebem continuamente informação dos satélites. Os dados são depois enviados para uma Estação de Controlo, em Colorado Springs, que analisa a posição relativa de cada satélite e projeta as suas trajetórias e o comportamento dos relógios para as horas seguintes.
A componente do utilizador é constituída pelo recetor que se encontra na superfície da Terra.
A posição de um objeto à superfície da Terra é fornecida pelos sinais eletromagnéticos provenientes de três satélites. Cada satélite envia um sinal codificado com a sua localização e o instante de emissão do sinal. O receptor GPS regista o instante da receção de cada sinal e calcula a distância a que se encontra o satélite.
O recetor está localizado num ponto de interseção de três superfícies esféricas centradas em cada satélite, cujo raio corresponde à distância entre o recetor e o satélite.
O relógio do recetor GPS não é tão preciso como os relógios atómicos dos satélites. Por isso, é utilizado um sinal de um quarto satélite para sincronizar o relógio do recetor com os dos satélites.
Adaptado do sítio Cosmo.fis.fc.ul.pt/crawford/artigos
1.1. Indique, com base na