Filosofo da Educação
Antes vamos falar um pouco da vida de Henri Wallon, nasceu na frança em 1879 viveu toda sua vida em paris onde morreu em 1962, aos 83 anos, vive u num período marcado por instabilidade social e turbulência política, duas guerras mundiais, avanço do fascismo, revoluções socialistas e as guerras para libertação das colônias na África. Graduou-se em filosofia no ano de 1902 e em 1908 em medicina. Atuou, até 1931, como medico psiquiatra, dedicando-se ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas e distúrbio de comportamento, era interessado pela psicologia da criança.
Wallon tentava ver a criança de um modo mais integrado, levando em consideração domínios cognitivo, afetivo e motor.Nota-se que ao caminhar para compreensão do processo de desenvolvimento de uma criança, desde o seu nascimento ate a adolescência Wallon acabou se aproximando cada vez mais da educação, estudava o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento psíquico da criança.
Conforme Wallon (2004, p. 15), “os progressos da criança não são uma simples adições de funções. O comportamento de cada idade é um sistema em que cada uma das atividades já possíveis concorre com todas as outras, recebendo do conjunto o seu papel”. E assim podemos observar na teoria walloniana que o desenvolvimento da criança aparece descontinuo, marcado por contradições e conflitos, retrocessos e reviravoltas, e assim podemos identificar, em cada estagio as diferentes configurações que são responsáveis pela aquisição de novas funções ou novas aprendizagens.
Estágios do Desenvolvimento da Criança
ESTÁGIO IMPULSIVO- EMOCIONAL Ocorre no primeiro ano de vida, está relacionado com questões internas da criança, expressões e reações generalizadas e indiferenciadas de bem estar ou mal estar, predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, as emoções são o primeiro recurso de interação do bebê com o meio social, emoções são