OS GRANDES FILOSOFOS GREGOS E A EDUCACAO
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Prof.ª
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia
26/06/2014
RESUMO
Os grandes filósofos gregos. Sócrates, Platão e Aristóteles. Aristóteles foi discípulo de Platão que, por sua vez, foi discípulo de Sócrates. Cada mestre influenciou seu discípulo conforme seus pensamentos, cada discípulo adaptou a teoria de seu mestre conforme suas crenças pessoais. Os três visavam equilíbrio entre corpo e mente, o bem e a entrega para a sociedade. Seus pensamentos foram fundamentais para o que conhecemos hoje por educação.
Palavras-chave: Filosofia; Mestre; Discípulo; Sociedade; Educação.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Sócrates
Nascido em 469 a. C., Sócrates teve uma educação tradicional de Atenas. Aprendeu música, ginástica e gramática, lutou nas guerras de Espartas e Tebas. Conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos. Tornou-se mestre por volta dos 38 anos. Quando era septuagenário, foi acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens. Foi julgado e condenado à morte por envenenamento, se recusou a fugir ou a renegar suas crenças. Ingeriu cicuta e morreu rodeado por amigos, em 399 a.C.. Sócrates se preocupava em levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo.
1.1.2 Influência na educação Para Sócrates o processo de formação das pessoas deveria começar pelo corpo para o melhor controle do físico. E em seguida a educação do espírito, onde seria colocado em segundo plano os estudos científicos. Ele julgava serem mais importantes os princípios universais, pois seriam eles que iriam conduzir à investigação das coisas humanas. Defendia o diálogo como método de educação. Achava muito importante o contato direto com o interlocutor. Dizia ele, que ninguém adquire capacidade de se conduzir e de querer conduzir