A origem da Filosofia
1. A Palavra Filosofia
Definição Etimológica. A palavra filosofia vem do grego Philosophía. É formada pela junção de dois vocábulos: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que quer dizer amizade, amor fraternal, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria. Dele procede sophos, “sábio”. Portanto numa definição etimológica, filosofia significa amor à sabedoria; devoção ao conhecimento; respeito pelo saber. Indica o estado de espírito da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento.
Definição Conceitual. Embora existam outras acepções para a palavra filosofia (com inicial minúscula), como “sabedoria”, “modo de pensar” “teoria subjacente”, “sistema doutrinário”, usaremos neste curso Filosofia (com inicial maiúscula) no sentido filosófico do termo, isto é, como “ciência dos princípios e causas”. Definindo conceitualmente, teremos que Filosofia é a ciência geral que estuda os princípios, valores e sentido da existência, da conduta e do destino do homem.
2. Gênese da Palavra
Diógenes Laércio, primeiro historiador da filosofia, atribui a Pitágoras de Samos, matemático e filósofo da Grécia antiga (séc. V a.C), a invenção da palavra filosofia. Perguntado por Leonte, tirano dos Ilíacos, qual era sua profissão, Pitágoras respondeu humildemente, que era filósofo e não sábio, como era costume de seus predecessores. Para ele, a sabedoria plena pertence somente a Deus. Aos homens cabe somente amar a sabedoria. Daí a denominação filósofo.
3. A Filosofia Vem da Grécia
A filosofia, compreendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causa das ações humanas e do próprio pensamento, é fato tipicamente grego. Isso não quer dizer que outros povos antigos como os chineses, os hindus, os japoneses, os árabes, os persas, os hebreus, os africanos e os índios americanos não possuíssem sabedoria nem tivessem desenvolvido