Principais filósofos que contribuiram para a filosofia da educação
A pesquisa vai fornecer dados novos que complementam a visão do texto do módulo.
TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, um movimento que procurava levar as luzes da razão por todos os lugares, não se prendendo a o dogmatismo e sim, a racionalidade. A educação iluminista, assim como a sua cientificidade, era livre de influências religiosas, permitia a liberdade de pensamento.
Durante esse período destacasse o Filósofo Rousseau.
Jean Jacques Rousseau No auge do movimento Iluminista foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. inaugurou uma nova fase na educação. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma “volta à natureza”, de forma que o aluno não precisava só ser instruído, mas também caberia a ser, naturalmente livre, sem repressões, restringindo-se as experiências. Nesse sentido, caberia ao professor conduzir o aluno ao caminho que ele deve seguir, o professor não ensina, organiza as idéias e as repassa, fazendo com que os alunos aprendam.
Com as suas idéias, Rousseau desmentiu de que a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação. Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um. Rousseau destaca ainda que o adulto, sabendo quais são os pensamentos, sentimentos e interesses das crianças, não irá impor os seus e que para compreender a infância, o homem precisa olhar a vida com simplicidade.
A primeira fase, até os 5