Maria Jocelia 1
Acadêmico (a) Maria Jocélia Machado da Silva
Professora Orientadora: Nalú e Silva do Amaral
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0777)-História da Educação
01/12/2014
RESUMO
A pesquisa da história da educação na Grécia antiga é indispensável para se compreender a educação atualmente. É um produto histórico, uma ferramenta essencial para que possamos entender as transformações e as formações que ocorrem na sociedade, ou no espaço do momento humano, tendo o indivíduo como agente de transformação da cultura, orientador dos saberes e elaborar a sua própria história. Este trabalho tem como objetivo relatar, compreender, os pressupostos educacionais da Grécia antiga e dos principais filósofos, tendo à nível de conhecimento um breve comentário sobre a vida deles, Sócrates, Platão e Aristóteles que contribuíram com seu entendimento para o acréscimo educacional. Utilizando o método documental para o desenvolvimento da pesquisa, que teve grande contribuição no nível de conhecimento, percepção e reflexão sobre a educação da Grécia antiga e contemporânea sobre tudo ajudando estabelecer uma ideia da educação que sofreu transformações até a atualidade.
Palavras-chave: Grécia antiga. Educação. Transformação.
1. INTRODUÇÃO
A história da educação ao longo dos anos ocorre acontecimentos, processo de transformação, modificação que criam e impulsionam os eventos fundamentais na sociedade, no nível do saber, pois é o vetor da construção do conhecimento tanto do passado, presente e futuro, como no desenvolvimento tanto das pessoas, como da comunidade. Nesse momento proporcionamos darmos a início ao estudo reflexivo, a nível de conhecimento sobre evolução na história da educação da Grécia antiga, no segundo período da história e sofre variações até a atualidade.
Relatar a contribuição na evolução educacional do ponto de vista dos grandes filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, que através da dedicação, competência,