introdução e metodologia empresa mrv
A Construção Civil Brasileira tem um papel importante no processo de desenvolvimento do Brasil, a atividade construtora é uma das responsáveis pela criação das próprias bases da moderna sociedade industrial, assumindo a função de montagem da infraestrutura econômica e social, indispensável ao prosseguimento do processo de industrialização. O setor tem uma extraordinária cooperação na elaboração do PIB, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, bancando nos últimos anos uma média porcentagem de aproximadamente 6% do Produto Interno Bruto (PIB) absoluto do país e ainda serve de maneira eficaz para retomar o crescimento e diminuir o desemprego dado sua capacidade de gerar vagas diretas e indiretas no mercado de trabalho, absorvendo uma boa porcentagem da mão-de-obra nacional.
A indústria da construção pode contribuir de modo decisivo, para a solução de diferentes problemas estruturais que afligem o Brasil, como forma de suprir o déficit habitacional. Clareiam-se, assim, o papel estratégico deste setor em dois aspectos importantes de nossa sociedade: o déficit habitacional e o desemprego, que fazem parte de nossas preocupações.
O setor de construção civil está crescendo tanto que tem provocado à concorrência das empresas não somente nos processos produtivos e na obtenção de novos contratos, mas também na obtenção de mão-de-obra, seja de alto nível ou não.
Pelo terceiro ano consecutivo a MRV foi eleita como a maior construtora do país segundo pesquisa do ITC, uma das consultorias mais tradicionais em fornecimento de dados da indústria da construção. As principais empresas do setor são apresentadas da seguinte forma: a Cyrela, que aparecia em quinto lugar em 2012, desbancou a Gafisa e apareceu no segundo lugar do ranking, com 136 obras realizadas, em um total de 4,545 milhões de metros quadrados construídos; assim como no ano passado, a Direcional realizou uma quantidade de obras que as concorrentes foram 69 em 2013, mas ficou em