trabalho de tintas
Tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies: acabamento, resistência e proteção.
O que é Tinta? A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz.
Por que pintar?
Todas as superfícies sofrem algum tipo de desgaste com o passar do tempo, seja devido ao uso, intemperismo natural ou outros agentes externos. Entre essas superfícies têm-se os metais que sofrem os efeitos da corrosão, a madeira que acaba apodrecendo, empenando ou rachando e a alvenaria que vai absorvendo água e acaba trincando.Para proteger essas superfícies, bloqueando ou retardando esse desgaste, encontramos no mercado uma enorme gama de produtos, que oferecem ao consumidor uma infinidade de cores, tipos de acabamentos e texturas, além de alta durabilidade.Conforme a superfície ao substrato a ser pintado, as tintas desempenham funções específicas.
• Sobre alvenaria: As tintas evitam o esfarelamento do material e a absorção da água da chuva na decoração de ambientes ao acrescentar cor, textura e brilho.
• Sobre madeira: Além de contribuir para o efeito decorativo, a pintura é a solução para o 5 | 15problema de absorção de água e umidade, que geram rachaduras e o apodrecimento do material.
• Sobre metal não ferroso: Recomenda-se o emprego da pintura para prolongar a vida dos sistemas de galvanização e alumínio.
• Sobre metal ferroso: A tinta é a solução mais econômica que se conhece até hoje para combater a corrosão.
• Sobre PVC: Neste tipo de superfície a pintura não tem finalidade específica de proteção, mas sim de decoração ou sinalização de gases ou líquidos específicos, visando oferecer