Filosofia
A origem da filosofia
A palavra Filosofia é de origem grega. É composta por philos e sophia. Philos significa amizade, amor, enquanto Sophia significa sabedoria. Podemos dizer que filosofia quer dizer amor à sabedoria e filósofo é aquele que tem amizade ao saber, é o amigo do saber, aquele que preza o conhecimento.
A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. Nasceu da reflexão sobre a vida.
O que é a filosofia?
A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. Nasceu da reflexão sobre a vida.
Filosofia é pensamento, indagação, é intrigar-se, interrogar-se, colocar-se no lugar do outro, é querer saber, é ter curiosidade.
A filosofia não é a posse da verdade, mas sim a busca dela, a filosofia é uma atitude constante daquele que procura ser sábio.
A filosofia é uma atividade que incide no mundo e em nós próprios.
A filosofia não é específica de uma idade, tanto filosofam os velhos como os novos. A procura dos velhos é o rejuvenescimento e a procura dos jovens é a segurança, é intemporal, é uma atitude praticada pelo Homem desde que este é Homem capaz de pensar.
A filosofia é cuidar da alma, é um meio de adquirir a felicidade.
É uma atividade de questionar o real e as evidências.
A estranheza é aquilo que vai levar o Homem a filosofar. Estranhar é espantar-se e o espanto é o início da filosofia.
O espanto e a origem do filosofar
• Foca e torna mais nítido o problema que nos espantou,
• Provoca e incomoda o Homem (porquê?)
• Põe o Homem a pensar, deixa de ser um problema vulgar e torna-se extraordinário.
De facto, é devido ao seu espanto que os homens começam a filosofar, isto é válido tanto para os homens de hoje, como para aqueles que primeiro se dedicaram à filosofia.
Estes espantaram-se de início com as dificuldades mais óbvias e, depois, avançaram a pouco a pouco levantaram problemas sobre assuntos