FILOSOFIA E PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOPEDAGÓGICO
Concepção de Infância
A criança é um sujeito social e histórico inserido em uma sociedade, com uma determinada cultura e profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve. Possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que pensam o mundo de um jeito próprio. Ao construir seu conhecimento, utilizam as mais diferentes linguagens e exercer a capacidade de terem ideias originais sobre o que buscam desvendar.
A educação Infantil possui o papel de formação do indivíduo e reflete em uma melhoria significativa no aprendizado da criança que leve ao processo de aprendizado.
Em relação ao processo de aprendizagem/desenvolvimento, é reconhecido que no período em que ficará na educação infantil a criança começará a se conhecer, a conhecer o outro, a se respeitar, respeitar o outro e desenvolver suas habilidades e construir seu conhecimento.
A concepção de infância existente entre os profissionais do Centro de Educação Infantil “Anita Canet” é a da teoria sócio-interacionista, em que a criança aprende por um processo social, trabalhando com temas transversais e desenvolvendo os conteúdos que devem ser trabalhados nas diversas áreas do conhecimento, baseado nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky.
A organização do currículo, na Educação Infantil, compreendem dois eixos de experiências: formação pessoal e social, identidade: autonomia e conhecimento do mundo; diferentes formas de linguagem e expressão: artes visuais, música, linguagem oral e escrita, matemática, conhecimento da natureza, sociedade e movimento.
Ao organizar a Educação Infantil a instituição pretende que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si; descubram e conheçam o corpo, estabeleça vínculos afetivos e de troca; amplie suas relações sociais; observem e explorem o ambiente; brinquem expressando emoções; utilizem as diferentes linguagens e conheçam algumas manifestações culturais.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA