filosofia e educação
Filosofia e liberdade
FOZ DO IGUAÇU
Outubro
INTRODUÇÃO
Neste trabalho concebe-se a filosofia como umas das principais maneiras de se alcançar o conhecimento e a liberdade, diante disso que com o estudo dela se gera um saber onde o individuo estará mais capaz de tomar decisões e ações por si só.
Destacam-se também os mais diversos valores que a sociedade as coloca no dia-a-dia, para que ela venha adquirir sua própria identidade e personalidade onde se faz parte integrante do ser humano.
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."
Paulo Freire (educador brasileiro)
"O aprendizado humano pressupõe uma natureza social específica e um processo pelo qual a criança cresce para a vida intelectual daqueles que estão ao seu redor."
Lev Semyonovich Vygotsky (psicólogo russo).
Diante de todo o ensino, o conhecimento transmitido para o individuo torna-se um ser questionador onde saberá diferenciar as mais diversas formas de se adquirir a mais solicitada liberdade que todos desejam ter em suas vidas.
DESENVOLVIMENTO
Os seres humanos nascem sem identidade própria, pois sua identidade é construída a partir do modelo social vigente, já entram num mundo construído, onde tudo esta relacionada ao modo de vida, capitalismo e valores, sabendo que toda pessoa necessita de um modelo de vida para se basear e se desenvolver, e a tarefa da educação são contribuir para que essas crianças se apropriem desse mundo para que futuramente assumam suas responsabilidades de escolhas.
Vivemos em um mundo onde a moral e os valores são duvidosos, e os honestos são chamados de “bobocas”, causando sua própria desestruturam Ao culpar a família pela desestrutura da educação é importante lembrar que este modelo foi desde longa data, opressor, e muitas vezes violentam, Os próprios homens