Filosofia a partir de seus problemas
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
2º CICLO DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
ELSON DE SOUZA MEDEIROS 1146180
Vitória
Abril 2014
CLARETIANO - REDE DE EDUCAÇÃO
1) Como se configura o método da Antropologia Filosófica? 2) Diferencie as concepções de homem na Antiguidade e na Idade Média. Curso de Licenciatura em Filosofia, da disciplina Antropologia Filosófica. Professor: Paulo Sérgio da Silva
1) Como se configura o método da Antropologia Filosófica?
O método da Antropologia Filosófica deve possibilitar uma visão do homem integral e não apenas uma parte. Possibilita a descoberta de princípios que caracteriza o ser humano alem das ciências físicas e biológicas. O ser humano é distinto dos demais seres vivos pelas suas características emocionais e espirituais, a capacidade de refletir sobre sua existência; pensar quem sou eu? De onde vim e para onde vou?
O fenômeno da religião e a busca do ser humano pelo o que está alem da razão física é uma das maiores provas da transcendência do homem.
Por exemplo: o estudo da fenomenologia da religião, matéria que estuda o fenômeno religioso nos dá uma visão panorâmica, das mais diversas crenças existentes no mundo. A antropologia Cultural, que estuda os povos, prova a existência da religião entre povos não civilizados. Gravuras em pedras provam a crença de alguma divindade. Para muitas tribos, os fenômenos da natureza, como: a chuva, o vento, o sol, a lua, relâmpagos, tempestade, terremoto, vulcão e outros, são manifestações de divindades. Como já dizia Plutarco:
"Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas como dinheiro, sem cultura das letras. Mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios, tal nunca se viu" Plutarco
O homem é um ser em busca do sentido da vida. A Religião é uma das mais antigas