Fichamento livro "a filosofia a partir de seus problemas"
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
ALUNO: MATHEUS FERREIRA FREIRE
GONZALEZ PORTA, Mário Ariel. A Filosofia a partir de seus Problemas, Ed. Loyola SP 2002.
1. INTRODUÇÃO. O autor oferece uma opção didática e metodológica para o estudo filosófico com base no princípio da compreensão do problema constituindo o núcleo essencial.
2. DESENVOLVIMENTO. No capítulo 2 o autor apresenta argumentos que defendem o modo filosófico de pensar, tendo em vista o pensamento errôneo de muitas pessoas a respeito do assunto. Também mostra a importância de se analisar os problemas surgidos em busca de informações para a resolução dele.
2.1. A primeira imagem da filosofia. O jeito de se ver a filosofia é errôneo por muitas pessoas: "A filosofia é vista como um espaço onde reina o capricho, podendo cada um dizer o que quiser...”. (p.25).
2.2. “O problema” como momento essencial do pensar filosófico (tema, problema, questão, pergunta) . As pessoas não entendem o problema e por isso, em geral, não entendem filosofia. “O não atentar ao problema degrada o ensino ou o estudo filosófico a um contar ou escutar histórias...” (p.29).
2.3. Existem “problemas filosóficos”?. Propõe-se uma metodologia de estudo e uma didática centradas na idéia do problema. A filosofia tem como tarefa a dissolução de perguntas que carecem de sentido.
2.4. A tese. O escritor explica a tese como “uma hipótese que se confirma pela ulterior argumentação” (p.32). Argumenta pouco sobre tese filosófica e o seu uso e coerência, mostrando que a filosofia não se contrapõe em uma tese e outra.
2.5. O argumento e a fundamentação. O escritor mostra a importância do argumento para a fundamentação de sua tese. Discorre a respeito do essencial de se ter um sentido sobre o que fala e os vários modos de “fundamentação”.
2.6. Questões de sistematicidade intrafilosófica. O autor explica o anseio da filosofia pela totalidade e