metodologia cientifica
A partir do próprio significado da palavra filosofia, nota-se que ela surge a partir da busca apaixonada e permanente pela verdade.
A perplexidade e inquietação induz o homem a desenvolver uma atitude crítica diante da realidade.
Cercados de mistérios e problemas, o homem conscientiza-se de sua natureza pensante, racional.
Atitude filosófica é perceber, renovar e permanentemente atualizar as indagações
Busca sempre renovar a universalidade dos problemas.
Os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência.
Cite os usos mais frequentes do termo problema e justifique porque tais usos são insuficientes para revelar sua especificidade.
Os usos frequentes do termo problema são:
Questões - Em determinadas situações seu significado já é pressuposto, em outras a busca pela resposta é notoriamente desnecessária. Não basta apenas elevar o grau de sua complexidade para que seja considerada um problema.
Mistério, enigma - supõe uma pluralidade de significados como o de “coisa inexplicável” e relativo à fé toma se “impenetrável à razão humana”. Problema não está na aceitação nem na confiança no incognoscível.
Obstáculo, dificuldade, duvida - os termos são insuficientes, como já antes explicado, não é acerca do grau de dificuldade de uma indagação que se encontra um problema filosófico. Nem sempre há necessidade de supera-los.
Dupla possiblidade -conforme o texto, o exemplo da insuficiência para a explicação de problema filosófico está a existência de duas hipóteses inseridas em uma mesma situação porem opostas.
Segundo o autor, quando podemos dizer que o homem está vivendo no mundo da pseudoconcreticiade?
Devido a vulgarização do uso da palavra problema, o homem passou a viver distraído e desinteressado das análise dos verdadeiros problemas filosóficos. Preso apenas aos fenômenos, o homem toma como problema apenas as manifestações da essência dos problema.
Porque o conceito de necessidade é fundamental