Filosofia politica
São eles que nos tornam parecidos com nossos progenitores e controlam o nosso crescimento e a nossa aparência. Também determinam a nossa resistência a determinadas doenças assim como a predisposição que possuímos em relação a outras. As chamadas doenças genéticas, que são aquelas adquiridas antes do nascimento ou até mesmo depois, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa. Dentre essas doenças aquelas caracterizadas por deformações estruturais são denominadas anormalidades. Essas doenças, caso não sejam visíveis, podem ser descobertas através do “teste do pezinho” no qual é recolhida uma gota de sangue do calcanhar do bebê (normalmente entre o quarto e o sétimo dia de vida).
É importante que as pessoas compreendam que doença genética não é sinônima de doença hereditária. Doença genética é todo e qualquer distúrbio que afete nosso material genético. *Doenças genéticas e padrões de herança:
Existem quatro padrões de herança para doenças genéticas: * Autossômicas recessivas - os genes estão presentes nos autossomas e os indivíduos afetados têm duas copias do gene mutante. Ex: fibrose cística. * Autossômicas dominantes - os genes também estão nos autossomas, mas basta uma copia do gene mutante para causar a doença. Ex: Doença de Huntington. * Ligada ao cromossomo x - os genes agem como mutações dominantes no sexo masculino. Ex: Distrofia muscular de Duchenne. * Poligênica ou Multifatoriais - resultam de mutações em genes diferentes ou surgem da interação fatores ambientais com múltiplos genes..
Algumas características genéticas dependem não só dos genes, mas também de ambiente favorável para manifestar-se. Outras, como as hereditárias dependem só dos genes.Os genes são a informação química herdada dos nossos pais no momento da concepção.
Determinam a nossa